segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pataniscas de bacalhau à Maria do Muro/ Maria do Muro fried codfish

Estas são as pataniscas de bacalhau que a minha mãe costuma fazer. São mesmo uma delícia!
Hoje ela resolveu fazê-las e eu aproveitei a oportunidade para fotografar.
Não coloco quantidades exactas porque ela faz a olho mas mesmo assim acho que pelas fotos dá para ter uma ideia.
Aqui estão as fotos do passo-a-passo.
These are the fried cod   that my mother used to do( there´s no translation to pataniscas, it´s not exactly fried cod, it adds other ingredientes). They really are a delight!
Today she decided to do them, and I took the opportunity to photograph.
Do not put exact quantities because it makes the eye but still think the photo gives you an idea.
Here are the photos of step-by-step.


Primeiro desfia-se uma posta de bacalhau demolhado.
First put one shred of desalted cod.
Junta-se um raminho de salsa picada, uma cebola picadinha, 3 ovos e um pouco de leite.
Add a sprig of parsley, one finely chopped onion, 3 eggs and a little milk.
Junta-se água q.b e farinha.
Add q.s flour and water.
Tempera-se com sal a gosto.
Mexe-se bem até que fique homogénea mas de aspecto consistente.
Season with salt to taste.
Stir well until it is homogeneous but consistent look.


Depois leva-se a fritar em óleo bem quente, retirando a massa às colheradas.
After it takes to fry in hot oil, removing the dough by spoonfuls.
Aqui estão elas prontinhas e quentinhas:
Here they are all ready:
E aqui mais em pormenor para vos abrir o apetite :)
And here in more detail for you whet your appetite :)


As pataniscas da minha mãe são mesmo deliciosas. Se ainda não fizeram desta maneira, experimentem que vão gostar!

The codfish my mom are really delicious. If you have not done this way, try it you will like!

13 comentários:

  1. Cláudia... Esse receita esta divina menina! Meu pai vai amar! Copiei! hihihi... Obrigado por partilhar! Bjinhu

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta receita... vou exprimentar ja amanha. e para quem nao conhece a dona maria do muro é uma cozinheira de mao cheia..... Beijinhoo

    Débora

    ResponderEliminar
  3. Paula
    experimenta que vão gostar :)

    Débora
    tão querida!!! Quando ela ler isto vai ficar toda babada :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, obrigado pelo comentário!
    Estas iscas faz-me lembrar as da minha mãe, ela também faz assim e as tuas têm um aspecto delicioso!

    Já agora quando tiveres um minutinho visita os meus outros projectos: www.mulherinovadora.blogspot.com e www.cemporcentojovem.blogspot.com. Espero que gostes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. ja nao como pataniscas ao tempo. as da tua mae ficaram com optimo aspecto e devem ser super apetitosas
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Oiii Claudia, ai bacalhau sou apaixonada...rsrs
    Bjos!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá! só de ver o teu blogue fiquei cheia de fome. Passei para agradecer a visita ao nosso blogue, também vamos passar a seguir o teu. Beijinhos e continua com os cozinhados, fotos e tudo o resto.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Olá Claudia, obrigada pela simpática visita...e aqui esta uma forma de abrir de novo o apetite depois de jantar!!!eh eh eh... adoro pataniscas e vou levar a receita....
    Bjinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Afilhada que aspecto maravilhoso vou ter que fazer.

    Beijinhos
    Ana Rute
    Decoupage&Companhia

    ResponderEliminar
  10. Olá

    Passei por aqui para agradecer a visita e desejar-te uma excelente semana :P
    Jinhos

    ResponderEliminar
  11. Quero uma, quero uma...
    Eu adoro pataniscas :) e essas vou experimentar concerteza ;)
    Deixei-te um selinho no meu blog, passa por lá... :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. isto parece ser muito bom!
    axo que ia gostar!

    ResponderEliminar
  13. Amo de coração e jà faz anos que não como fiquei salivando, bjs

    ResponderEliminar